Na infância a curiosidade e a exploração são fundamentais para o aprendizado. Proporcionar experiências imersivas que combinam tecnologia e natureza é uma maneira de despertar o encantamento e a criatividade das crianças.
Ao utilizar projetores, a natureza ganha novas dimensões. Folhas, galhos e texturas naturais são ampliados, permitindo que as crianças observem detalhes que muitas vezes passam despercebidos a olho nu. Com lupas nas mãos, elas investigam as sombras e projeções, tornando-se pequenas exploradoras do ambiente ao seu redor.
Além das projeções, a mesa de luz oferece um espaço dinâmico para a experimentação. Elementos naturais como flores, sementes e pedras, quando iluminados, revelam novas cores e transparências, criando composições visuais surpreendentes. As experiências táteis completam essa jornada sensorial, permitindo que as crianças manipulem e sintam diferentes texturas, fortalecendo a conexão com o mundo natural.
Essas vivências estimulam a curiosidade e o pensamento investigativo, e também reforçam a importância da observação, do respeito e do cuidado com o ambiente.
Loris Malaguzzi, fundador da abordagem Reggio Emilia, acreditava que a natureza é uma fonte inesgotável de descobertas e questionamentos. Ele dizia que, ao interagir com o ambiente natural, as crianças desenvolvem uma profunda curiosidade e um senso de respeito, essenciais para sua formação integral.
Aprender com a natureza é uma experiência mágica que deixa marcas para toda a vida.
Educadora Daiana Guedes





