Com tantas tarefas diárias buscamos comidas práticas, rápidas e fáceis, e isso inclui a lancheira das crianças! Sair da monotonia é necessário, pois a exposição diária a novos alimentos aguça os 5 sentidos, facilitando uma alimentação mais equilibrada, variada e divertida! O preparo de maneiras diversificadas evita que a criança coma “virando os olhos” ou se recuse a experimentar o alimento.
A correria é um gatilho, isso sabemos! Mas dar a atenção necessária para a nutrição adequada da lancheira de seu filho não precisa ser um desafio, e sim algo prazeroso. Basta ter organização e tudo dará certo! Siga as dicas importantes que lhe darei abaixo e tudo será executado com mais fluidez. Vamos lá?
– Pense sempre em lanches que combinem entre si, sejam gostosos e saudáveis.
– Leve em consideração o horário em que seu filho estuda e perto de qual refeição ele irá consumir o lanche, para evitar que fique sem apetite mais tarde.
– Considere o equilíbrio alimentar entre fontes proteicas (lácteos, carnes, ovos e vegetais), as energéticas (pães e cereais), as nutritivas (frutas e legumes) e a hidratação, com água, sucos e água de coco.
– Ao pensar na oferta dos lanches, considere o recipiente de armazenamento ou lancheira que melhor conservará a comida de seu filho.
– Envolva a criança no preparo e montagem dos alimentos. Peça ajuda e dê opções para que ela escolha o que comer e se sinta interessada pela alimentação saudável.
– Oferte frutas e legumes respeitando a sazonalidade para diminuir o teor de agrotóxicos.
– Faça da lancheira apenas uma refeição feita fora de casa, mas que seja a extensão da alimentação rotineira do lar.
– Seja lúdico. Prepare as refeições com cortadores diferentes e em recipientes que atraiam a atenção, como ilustrações dos personagens favoritos.
– Deixe bilhetes para a criança dentro da lancheira para demonstrar afeto e incentivo.
Para montar a lancheira, inclua um item de cada grupo:
– Grupo 1: alimentos energéticos
Carboidratos fornecem energia para as atividades diárias da criança.
Pães e sanduíches integrais, bolos caseiros sem cobertura, biscoitos integrais, panquecas, tapiocas e pipoca salgada feita na panela.
– Grupo 2: alimentos construtores
Proteínas são fundamentais para o crescimento.
Leites, queijos magros, iogurtes, ovos, carnes magras e pastas de grão-de-bico e de ervilha.
– Grupo 3: alimentos reguladores
Fornecem uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras.
Frutas in natura ou em sucos sem adição de açúcar, legumes em preparos como bolos salgados e verduras em sanduíches.
Fonte: http://www.ce.ufpb.br/eebas/contents/noticias/nutricao-como-montar-uma-lancheira-saudavel/como-montar-uma-lancheira-saudavel.pdf
Nutricionista Fernanda Dainez
Atendimento na Academia Emilie todas as quartas, das 14h às 20h.
Agende sua consulta: 11- 5671.8841