O professor de Biologia do Ensino Médio, Fábio Leandro dos Santos, em parceria com Viviane Matos Segae, criaram o roteiro e produziram o documentário Saúde Mental – Transtorno de Personalidade Borderline, com esclarecimentos de diversos profissionais da saúde sobre o tema.
A necessidade de não se sentir só e a baixa autoestima aliadas a uma flutuação constante de humor, levam seus portadores a respostas impulsivas, não pensadas e intensas ao ambiente que os cerca. Essa impulsividade pode vir também camuflada em comportamentos autodestrutivos como drogas lícitas e ilícitas, jogos, gastos excessivos, compulsão alimentar e outros. Comum no final da adolescência, se intensifica à medida que se cresce, atingindo a fase adulta, levando ao sofrimento ou prejuízo.
Em meio à pandemia, envolvidos com notícias de todos os tipos, reais ou imaginárias, vindas de mídias sociais, TV e outros, um olhar especial precisa ser lançado para esse transtorno. O isolamento físico e muitas vezes social, propicia muito mais horas de convívio doméstico, dificultando que certas atitudes passem despercebidas. A atenção e o carinho familiar, a psicoterapia e, em último caso, os fármacos, podem auxiliar no tratamento e controle do transtorno, já que por ora não há cura.
E em dias de isolamento, o que fazer para garantir momentos felizes? Será que a felicidade é 100% circunstancial?
Confira a pesquisa realizada pela 2ª série do Ensino Médio – um relato social de como estão nossos adolescentes em vida escolar em tempos de pandemia.