O que é Inteligência Emocional?
Foi com esta pergunta que a psicoterapeuta Beth Lorieri Vanin, do Instituto Self Psicologia e Treinamentos, iniciou o ciclo de formação de funcionários da Rede Azul de Educação deste ano.
As últimas semanas foram marcadas por uma série de encontros segmentados por departamentos para que nossos colaboradores se reunissem em um momento de reflexão sobre suas jornadas profissionais e partilha com seus pares. E neste momento de pandemia, buscamos novas formas de gerenciar as crises que acontecem dentro de nós e ao nosso redor.
“É fácil? Não, fácil não é”, explica Beth Vanin, “mas precisamos olhar sempre para nossas emoções e para a forma como as expressamos, para que nós e os outros fiquemos bem”.
Com exemplos práticos do dia a dia, compartilhamos diferentes formas de lidar com situações profissionais e pessoais em que podemos colocar a Inteligência Emocional a nosso favor, melhorando nossa comunicação e conexão com as pessoas.
Em um dos encontros, organizado pela equipe de Pastoral da Rede Azul, tivemos a oportunidade de discutir sobre o papel de cada integrante dentro de uma equipe e a importância da escuta ativa, da ação solidária e do protagonismo de nossas ações.