icone whatsapp

O Balé tem como propósito o desenvolvimento integral do aluno, caracterizando-se pelo uso da expressão corporal intrinsicamente ligada às emoções, de modo a trabalhar sempre associando os aspectos físicos, motores, cognitivos, emocionais, sociais, e outros correlatos. Entre os seus objetivos gerais e educacionais estão:

  • O aumento do acervo motor, ritmo, lateralidade, noção espaço-temporal, coordenação motora, postura, equilíbrio, criatividade, atenção, concentração e outros valores agregados.
  • O conhecimento de si e do outro, justo porque a experimentação e a criação no exercício da espontaneidade contribuem para a sociabilização, proporcionando o bem- estar, o respeito, a disciplina, a integração e o cuidado consigo mesmo e com o outro.
  • A melhora da autoestima, sobretudo porque, com diferentes propostas, o aluno percebe seus pontos fortes e suas limitações, despertando em si uma maior compreensão das suas capacidades gerais e de movimento, utilizando seu corpo com plena e integral consciência, autonomia, responsabilidade, inteligência e sensibilidade.

No Colégio Emilie de Villeneuve utilizamos a ludicidade para motivar o aprendizado da técnica do balé clássico, sendo que, para as faixas etárias menores utilizamos, por exemplo, a decomposição dos passos, estímulos motores variados e aulas temáticas a partir das quais são vivenciadas histórias que bem contextualizam os movimentos a serem aprendidos e executados de modo integral e não fragmentados. Para as faixas etárias maiores, mesclamos aulas técnicas com aulas temáticas utilizando passos um pouco mais complexos, além da combinação de ambos.

A divisão das turmas se dá por faixa etária de acordo com a tabela de horários regulares, de forma que, para o bom desenvolvimento do aluno, e sempre após detida análise da conveniência, estão previstas participações em festivais, mostras, disputas e competições dentro e fora do colégio, as quais somente ocorrerão mediante prévia consulta e somente após as respectivas e oficiais autorizações da direção, coordenação e dos pais/responsáveis legais.

Normalmente, no segundo semestre, os alunos realizam uma apresentação, tendo, assim, a oportunidade de mostrar seu (des)empenho empreendido e conquistado durante

o ano, sendo, pois, um relevante momento de superação, confraternização geral e de muita alegria!

Uniformes dos esportes: orientações e diretrizes regulamentares para o uso dos uniformes nas aulas, treinos e eventos esportivos do Colégio Emilie de Villeneuve 2025

 Balé

Quanto ao uniforme para as aulas de Balé, é obrigatório o uso da seguinte vestimenta, sob pena de não poder participar da aula (exceto a inicial e/ou a segunda até providenciar e ajustar em conformidade com as normas da Escola):

  • Collant rosa regata com
  • Meia calça rosa sem enfeites ou
  • Sapatilha de meia ponta rosa com elástico no peito do pé, sendo que o tamanho ideal da sapatilha é no formato dos pés no sentido de contorná-los sem sobrar.
  • Nos dias de frio poderá ser usado o casaco de lã ou de helanca rosa e também uma calça justa de lã rosa.
  • É proibido circular no Colégio Emilie (e nas outras instituições quando visitarmos em nome do Emilie) de chinelo e/ou descalço, inclusive na condição de espectadora e/ou torcedora nesta e/ou em outras modalidades e dependências da nossa Escola e/ou das visitantes, sendo obrigatório calçar e/ou jogar sempre com o tênis apropriado para a respectiva modalidade.
  • Quanto ao uso do celular e/ou de aparelhos eletrônicos vale e se aplica a regra do Colégio
  • Uso do coque preferencialmente, ou, subsidiariamente, elástico para prender os cabelos (ou outro material similar que não cause risco ao estudante).
  • O aluno que precisar fazer uso de óculos, deve providenciar um próprio para a prática ou, então, deve equipar o comum com cordão para óculos adequado e apropriado, a fim de evitar acidentes, sempre sabendo do risco que é seu respectivo uso em competição e

atividade (e deve adotar o mesmo cuidado e procedimento com outros objetos pessoais, como, por exemplo, aparelhos ortodônticos, correntes, brincos, pulseiras etc.).

  • Sugestões de lojas/marcas: além das parceiras que constam na agenda oficial, a Só Dança e a Capézio.
  • É muito importante e recomendado bem identificar tudo com o nome (e com outros dados que a Família compreender que podem ser incluídos, como, por exemplo, telefones ).
  • Garrafa d’água com

Para os eventos no Colégio Emilie e/ou externamente representando-o, além das diretrizes retro anotadas aplicáveis, é obrigatória a aquisição dos figurinos correspondentes indicados e recomendados pelas Professoras, Coordenação e Direção.

Balé: aula e competição (pode ter figurino extras)