As mini-histórias da Educação Infantil do Colégio Emilie de Villeneuve são pequenas narrativas que revelam a poética do aprender das crianças, num estupor de maravilhamento, de um determinado momento da cotidianidade, que registra como uma foto, a descoberta e o aprender de uma criança ou um pequeno grupo de crianças.
São imagens que comunicam e dão visibilidade às interações de meninas e meninos que “podem estar conectados a extraordinários sentidos do desenvolvimento” (SPAGGIARI, 2021) infantil.
Esta coletânea de mini-histórias nos permite “ler, revisitar, avaliar – ações que são parte integral do processo de conhecimento” (RINALDI, 2021), como afirma Carla Rinaldi, pedagoga das escolas municipais de Reggio Emília (Itália). No Emilie estas mini-histórias foram interpretadas pela equipe da Educação Infantil para dar visibilidade às aprendizagens de nossas crianças.
Marcia Nielsen, coordenadora pedagógico-educacional da Educação Infantil e 1° ano
Referência Bibliográfica:
Reggio Children. As cem linguagens das crianças em mini histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emília. – Instituição do Município de Reggio Emília. Porto Alegre: Penso, 2021