Alunos da 3ª série impressionam com projetos de pré-iniciação científica de alto nível!
No dia 5 de outubro, durante o evento Emilie em Foco, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Emilie participaram da culminância do projeto de Pré-Iniciação Científica, apresentando suas pesquisas em forma de pôsteres acadêmicos. O projeto, que tem início no final da 2ª série do EM, envolve a escolha de um tema de interesse e a orientação de um professor. Ao longo do ano, os estudantes desenvolvem uma pesquisa, escrevem um artigo cientifico, e no evento final, sintetizam suas descobertas em um pôster.
Os 11 professores avaliadores externos, todos com ampla experiência no ensino superior, ficaram impressionados com o alto nível dos trabalhos apresentados. O Prof. Dr. Marcel Moura, um dos avaliadores, comentou: “O alto nível dos alunos é impressionante, fruto do empenho deles e, certamente, da qualidade do ensino no Colégio Emilie. Foi um prazer imenso participar.”
Já a Prof.ª Dra. Laura Cuvello comenta que “os estudantes, orientadores e toda a equipe acadêmica do Colégio Emilie estão de parabéns pela excelência dos trabalhos de pré-iniciação científica deste ano. Com temas diversos e literatura atualizada foi possível constatar o envolvimento de todos. Demonstraram segurança e linguagem adequada nas apresentações, fato que facilitou muito a comunicação e entendimento das temáticas. Enfim, foi uma manhã muito prazerosa na qual podemos ensinar e aprender também com esses jovens promissores”.
Durante o evento, os alunos que se destacaram em cada grupo orientado foram premiados por seus respectivos professores. A diversidade e profundidade dos temas mostraram o compromisso dos estudantes com a pesquisa científica e seu potencial para enfrentar desafios na vida acadêmica no ensino superior.
Sobre a importância do projeto para sua formação, a aluna Rafaela Silva reforça que “a pré-iniciação científica nos permite ter uma autonomia como verdadeiros pesquisadores. Esse é um momento para aprender a pesquisar e organizar suas ideias da melhor forma possível. Com isso, é uma experiência importante para ser levada ao ambiente universitário, tendo em vista que te capacita a encontrar soluções para determinadas problemáticas encontradas em múltiplas áreas de estudo.”
Para Amanda Procópio, “a parte mais desafiadora da minha pré-iniciação científica foi a busca de dados por conta do extenso leque de informações relacionadas ao meu tema. Desse modo a investigação incessante sobre o tema fez com que eu superasse os desafios e concluísse a pesquisa chegando no meu objetivo.”
Com relação ao apoio e incentivo dos professores orientadores, Aline Nascimento destaca que “o apoio da minha professora orientadora foi essencial. Toda a experiência e conhecimento que me foram passados, além das discussões e questionamentos em nossas reuniões, me levaram à versão final da minha pré-iniciação. Ninguém seria capaz de entregar trabalho tão bem feitos e com tanto conhecimento, sendo essencial o encaminhamento, as sugestões viáveis e os ensinamentos de um professor.”
Sobre a motivação para o desenvolvimento da pesquisa, Thiago Toma comenta que “o que mais me motivou a apresentar meu projeto da pré-iniciação foi a possibilidade de realizar uma pesquisa científica sobre um tema que eu gosto. Minha pré-iniciação ‘O cinema como expressão social e emocional’ me fez buscar mais conhecimento de uma área que desejo atuar no mercado de trabalho desde criança, então a produção do artigo em si já me motivava a pesquisar e encontrar informações cada vez mais interessantes”.
Com relação à apresentação para avaliadores externos, Guilherme Franzoni diz: “me senti muito confiante e entusiasmado, pois havia me preparado bastante para aquele momento e sabia que iria conseguir dar o meu melhor e mostrar a todos o trabalho que realizei ao longo do ano”.
O projeto reafirma o compromisso do Colégio Emilie em promover uma educação de excelência, que valoriza a pesquisa e o conhecimento como pilares fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus alunos.