A Olimpíada Canguru é um desafio anual que nasceu na França, em 1991. Já é uma das maiores do mundo com mais de 6 milhões de participantes, e desde 2019 o Colégio Emilie de Villeneuve participa dessa ação mundial que amplia e incentiva a construção de conhecimentos matemáticos de forma criativa, aberta, visual e contextualizada.
Considerando que uma das missões do Emilie é proporcionar um ensino de excelência, realizar olimpíadas externas possibilita o exercício de procedimentos e amplia o repertório de habilidades e competências matemáticas!
O “aquecimento” para o Canguru fez parte da rotina dos estudantes ao longo do 1º bimestre com momentos como bate-papo com os medalhistas de 2023, desafios em grupo e individuais, quiz e painéis de soluções diversos. Vale dizer que os desafios matemáticos continuarão mobilizando os estudantes durante todo o ano e que o 3º ano participará de um simulado no 2º semestre de 2024.
Confiram alguns depoimentos dos estudantes:
“Achei as primeiras questões bem fáceis e as últimas difíceis. Senti-me tranquilo, sem nenhum nervoso, porque eu sabia que seria difícil e me preparei bastante para a prova. Estou ansioso para saber o resultado.”
Bernardo Kesper – 4° ano
“Foi divertido, foi tenso, mas até que eu consegui aprender bastante. Fiquei nervoso e empolgado ao mesmo tempo. O que me deixou mais tranquilo foi que a prô falou que eu tenho potencial. Antes da prova treinei fazendo um simulado e fui bem. Estou ansioso para saber o resultado, acredito que vou ganhar pelo menos uma medalha de honra ao mérito.”
Victor Rodrigues – 4° ano
“Eu gostei de fazer o Canguru, fiquei nervosa e ansiosa ao mesmo tempo. Acho que consegui ir bem. Comecei a me preparar um mês antes e só chutei uma resposta. Estou feliz, pois acho que fui muito bem. Estou ansiosa pelo resultado.”
Aline Martins – 4° ano
“Fazer o Canguru foi diferente. Fiquei ansiosa, pois não sabia se seria muito difícil. No momento da prova me senti um pouco insegura e fui me acalmando quando percebi que não era impossível de fazer.”
Mariana Gossi – 4º ano
“Foi um momento de aprendizagem, eu relaxei um pouco, aprendi mais e me diverti. Eu me preparei bastante para fazer o Canguru e depois que terminei a prova fiquei preocupado, porque eu queria ir muito bem.
Matheus Francisco – 4°ano
“Não fiquei muito nervosa para fazer o Canguru. Foi como uma avaliação normal para mim. Preparei-me durante as aulas e isso me deixou mais tranquila. Fiquei muito curiosa para saber se fui bem. Não vejo a hora de saber o resultado.”
Rafaela Sugae – 4°ano
“Eu achei que a prova esse ano estava mais fácil que o ano passado. Durante a prova senti um pouco de medo de errar no gabarito e ter a questão anulada. Eu estava um pouco nervosa e ansiosa, mas no final deu tudo certo. As questões de teste que fizemos na sala me ajudaram muito, além disso estudei pelas provas no site. Fiz as provas de 2021 e 2022.”
Giovanna Bellusci – 4°ano
“Eu achei que esse ano estava muito mais fácil que o ano passado. As medalhistas do ano passado que conversaram com a gente me ajudaram. Preencher o gabarito foi difícil, pois eu estava com medo do tempo acabar, tirando isso, eu achei que a prova foi fácil. As questões de treino que fizemos em sala eram parecidas com as que apareceram na prova.”
Thomas Tamer – 4°ano
“Eu achei bem legal fazer o processo Canguru. No 3º ano, quando fizemos o simulado, achei a experiência bem legal para termos uma noção de como seria. Esse ano começamos conversando sobre o Canguru, treinando, e quando faltavam cinco dias eu fiquei muito ansiosa porque não via a hora de fazer. No dia da prova eu fiz com calma e paciência. Em alguns momentos precisei ler várias vezes para entender, mas deu tudo certo. Conversar sobre a prova depois foi muito importante. Preencher o gabarito com caneta foi desafiador!”
Maria Beatriz Oliveira – 4°ano
”O simulado do ano passado estava mais fácil do que a prova esse ano. Encontrei algumas perguntas bem complicadas e desafiadoras. Fiquei tenso nas últimas questões, que são mais difíceis e eu já estava cansado. Acho que a calma foi o que mais ajudou porque se você ficar nervoso pode errar na prova e no gabarito.
Pedro Fernandes – 4º ano
“A prova foi desafiadora, mas eu gostei muito. Achei bem interessante preencher o gabarito porque só tinha feito uma vez que foi no simulado do 3º ano. Ano passado achei as questões mais difíceis e valeu a pena ter estudado pelo site da olimpíada e fazer os desafios que a professora planejou na classe.”
Sofia Piva – 4º ano
“Eu achei desafiador, mas estava mais fácil do que a do ano passado (simulado). Eu adoro fazer os problemas do teste Canguru, principalmente porque as questões têm desenhos. Eu fiquei bem aliviado em ver as medalhistas do ano passado e saber que alunos do colégio conseguiram.”
Felippe Silva – 4º ano
“A prova foi difícil sim, mas é na dificuldade que você aprende. Enquanto eu fazia a prova a sala estava tão silenciosa que até parecia hora de ninar. Algumas perguntas foram mais fáceis, outras eu só fui na fé e pronto. A prova é superdivertida, achei ótimo ter participado.”
Alice Figueiredo – 5ºano
“Achei que foi bem tranquilo, porque ficou um silêncio, e fica bem mais fácil para se concentrar na prova. O desafio estava até que fácil. Tinha perguntas simples, algumas um pouco mais difíceis e uma outra quase impossível, mas eram duas ou três. Foi legal e achei bom fazer. “
Théo Prando – 5ºano
“Para mim a prova do Canguru deste ano foi fácil, mais divertida, porque o criador da prova criou para ser um jogo divertido. Nessa prova estudei menos em relação ao ano passado e acho que por isso fiquei um pouco mais nervosa.”
Maria Laura Tomé – 5ºano
“Eu achei que participar do Canguru no quinto ano é muito mais legal, porque você não fica nervoso, é supertranquilo. Você até ganha balinha. A prova do Canguru foi bem legal com várias perguntas e alternativas novas, foi bem legal. “
Arthur Mantovani 5- ºano
“O Canguru deste ano foi mais difícil, mas mesmo assim, foi muito legal participar. Gosto das “pegadinhas” e das medalhas que alguns alunos ganham.”
Henrique Moreira – 5ºano
“Eu adorei!! Mesmo com algumas questões mais difíceis, a experiência de participar da prova foi importante.”
Ana Carolina Andrade – 5ºano
“Eu achei divertido. Deu frio na barriga, mas não foi um frio de nervoso, foi de ansiedade. Achei legal, trabalhoso, algumas questões difíceis e outras fáceis. Foi tranquilo para mim.”
Valentina Barbosa – 5º ano
“Uma experiência boa para mim. Não estava difícil, mas precisava prestar atenção, porque tinham questões que precisavam de mais foco. Acho que na hora das questões requer uma leitura em voz média para você entender e calcular. Estava mais fácil do que esperava.”
Gabriel Nishimoto – 5ºano
“O Canguru foi uma prova incrível. Esse ano foi muito fácil, ainda mais a recepção que foi ótima (balas e recado de incentivo do colégio), foi tudo muito incrível. Eu, pelo menos, não tive dúvidas.”
Ariany Cascardo – 5º ano
“A Olimpíada Canguru foi muito legal. Mesmo com algumas perguntas mais difíceis eu gostei muito de participar!”
Luigi Ginez – 5º ano