icone whatsapp

Jardim Botânico de São Paulo

Jardim Botânico de São Paulo

Um lugar para ampliar as investigações sobre a fauna e flora brasileira

 Nos dias 11 e 12 de maio os alunos do 2º ano e do Grade 2 tiveram a oportunidade de fazer novas descobertas ao vivenciarem momentos de explorações e investigações realizadas no estudo do meio Jardim Botânico de São Paulo.

 Nesta vivência as crianças estabeleceram relações e fizeram conexões entre os conteúdos explorados em sala de aula e com contextos naturais diversificados e autênticos deste ambiente, ampliando a aprendizagem de maneira significativa.

 Com esta experiência elas investigaram os objetos de conhecimento além das paredes da escola, permitindo-lhes que seus saberes se entrelaçassem com suas próprias vivências. Em um mundo onde uma vastidão de informações está ao alcance dos dedos, estas trocas em outros espaços de aprendizado possibilitam que os alunos validem ou refutem suas hipóteses, ampliando as percepções e a compreensão acerca do ambiente, contribuindo para a construção do conhecimento individual e coletivo.

 Uma das descobertas foi a percepção da diversidade da fauna e da flora na Mata Atlântica e a importância da preservação ambiental. Nesse sentido, cada folha, pássaro e flor se transformam em uma oportunidade única de aprendizado e exploração.

 Este é um convite à descoberta, um chamado para que eles se conectem com a natureza em sua complexidade e beleza.

 

A place to expand investigations on brazilian fauna and flora

 On May 11th and 12th, our second graders had the opportunity to make new discoveries by experiencing moments of exploration and investigation carried out during their field study at the São Paulo Botanical Garden.

 In this experience, the children established relationships and made connections between the content explored in the classroom and the diverse and authentic natural contexts of this environment, enhancing learning in a meaningful way.

 Through this interaction, they investigated objects of knowledge beyond the school walls, allowing their knowledge to intertwine with their own experiences. In a world where a vast amount of information is at our fingertips, these exchanges in other learning spaces enable students to validate or refute their hypotheses, expanding their perceptions and understanding about the environment, contributing to the construction of individual and collective knowledge.

 One of the discoveries was the perception of the diversity of fauna and flora in the Atlantic Forest and the importance of environmental preservation. In this sense, each leaf, each bird, and each flower becomes a unique opportunity for learning and exploration.

 This is an invitation to discovery, a call for them to connect with nature in its complexity and beauty.

 

Professores do 2º ano e Grade 2

Coordenadoras Kelly Cristina Acquaroli e Patricia Minassidis

Notícias Relacionadas