Ler para ampliar repertório e se divertir

O Colégio Emilie de Villeneuve preza pela leitura em todas as fases de desenvolvimento e escolarização de crianças e jovens, por isso, a cada ano são elaborados projetos de leitura e leituras direcionadas de acordo com os objetos de conhecimento, a faixa etária e os objetivos de cada série e ano.

Em nosso país, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que houve uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. Ela considerou leitor “toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos 3 meses antes de sua realização”.

Ainda de acordo com a pesquisa, “a única faixa etária que apresentou aumento no número de leitores foi de 5 a 10 anos de idade: passou de 67% (2015) para 71% (2019). A pesquisa mostra que as crianças são as que leem mais, leem mais livros de literatura, por vontade própria e com mais frequência”.

Sobre os modelos de leitor que as crianças têm, “o(a) professor(a) e as mães são apontados como os(as) principais influenciadores(as) do gosto pela leitura (15%), seguidos pelos pais (6%). Quando falamos especificamente do gênero literatura, o(a) professor(a) desponta como maior responsável por incentivar o interesse dos alunos (52%), à frente de filmes baseados em livros (48%) e a indicação de amigos (41%)”.

Fonte: https://www.cenpec.org.br/tematicas/retratos-da-leitura-no-brasil-por-que-estamos-perdendo-leitores

No 5º ano, a leitura tem dois pilares fundamentais: a ampliação de repertório e a continuidade da construção e sistematização de uma rotina prazerosa de leitura. Neste sentido, os estudantes são estimulados a leituras diversas e indicadas pelas professoras cuja intenção é garantir a diversidade de gêneros textuais e livros abordados.

Um exemplo dessa ação são as leituras do bimestre, escolhidas pela equipe de professoras em parceria com a equipe da nossa Biblioteca Machado de Assis. Nesta ação, todas as crianças adquirem e realizam a leitura do mesmo material, participando de atividades direcionadas que contribuem para a interpretação da leitura e sua conexão com diferentes saberes.

Nos momentos de leitura deleite, a professora realiza leituras de diferentes gêneros literários para proporcionar às crianças um modelo leitor, a imersão nas histórias e encantar os ouvintes em novos enredos.

Outro exemplo de ação que acontece são as rodas de leitura. Semanalmente os estudantes vão à biblioteca para escolherem um livro e realizarem sua leitura. No momento da roda, compartilham a leitura escolhida, comentando detalhes, organizando reflexões e pensamentos e, ao mesmo tempo, indicando e conhecendo novos títulos. A curadoria da equipe da biblioteca é essencial nesta etapa, garantindo leituras adequadas e pertinentes para cada faixa etária. Ao mesmo tempo, as crianças têm liberdade para escolherem qual leitura realizar, desfrutando e se encantando pela leitura por prazer e estabelecendo o hábito de ler em sua rotina. Além disso, também fazem o controle das leituras realizadas, anotando em tabelas, construindo gráficos e refletindo sobre os seus gostos pessoais.

E você, tem lido e estimulado a leitura de familiares e amigos? Conte para a gente quais iniciativas e práticas de leitura você possui na família.

CLIQUE AQUI para compartilhar conosco suas práticas.

CLIQUE AQUI para conhecer a pesquisa Retratos da Leitura.

Professoras Fabiana Tavares e Liliane Maria Oliveira