A fotografia faz parte do nosso dia a dia. Sobretudo com a popularização das câmeras nos celulares e com as redes sociais, as fotos têm ganhado ainda mais espaço no cotidiano.
Durante o 4º bimestre, os alunos do 5º ano descobriram o que existe por trás das câmeras: a história e desenvolvimento da fotografia, o funcionamento das máquinas fotográficas e questões técnicas e conheceram alguns dos principais expoentes na linguagem fotográfica e seus meandros por meio de um projeto interdisciplinar e colaborativo.
É importante ressaltar que o tema para o estudo foi escolha dos estudantes. Muitas atividades foram desenvolvidas a partir dele, como a criação de um mapa mental onde registraram suas hipóteses sobre a história da fotografia, além da criação de videocasts sobre alguns fotógrafos importantes no Brasil e no mundo como Henri Cartier Bresson, Sebastião Salgado, Claudia Andujar entre outros.
Além do conhecimento técnico sobre a fotografia, os estudantes também construíram conhecimentos referentes às Ciências da Natureza, como o espectro de cores no Disco de Newton e a forma como nossos olhos recepcionam a entrada de luz, reproduzida nas mais antigas câmeras fotográficas.
Além da reflexão teórica, vivenciaram diferentes maneiras de trabalhar com a fotografia. Um dos ensaios fotográficos consistiu no registro de diferentes espaços da escola e o outro foi experimentando luz e sombras coloridas, com o uso de papel celofane e lanternas de celular. A tecnologia digital esteve presente com a exploração e utilização de filtros e editores de imagens.
É evidente que o assunto não se esgotou nas aulas, mas temos certeza que provocamos, por meio dessa breve incursão no mundo da fotografia, os nossos educandos a olhar o mundo sob outras lentes e perspectivas de forma mais sensível, procurando sempre desvelar as diferentes camadas e reflexões que as imagens fotográficas nos trazem.
Professoras Thaís Hércules e Liliane Maria de Oliveira