Durante as aulas de inglês, os alunos do 1º ano aprenderam sobre partes do corpo. As palavras foram apresentadas e em seguida praticadas durante brincadeiras, dinâmicas interativas, músicas e até com a criação de um origami – um “vai e vem” (toy open-close), ou como eles dizem na escola, o “come-come”.
Em grupos e com uma folha quadrada, as crianças seguiram instruções de como fazer a dobradura, com comandos e consignas em inglês. Logo desenharam partes do corpo dentro para depois identificar cada uma através de cores.
Em duplas, uma das crianças falava o número de 1 a 10 e quem estava com o come-come na mão abria e fechava a dobradura até chegar no número escolhido, depois escolhia uma cor e falava a parte do corpo desenhada em inglês. Foi um momento especial em que a diversão tomou conta da aula.
Nessa brincadeira observamos várias possibilidades de aprimoramento do vocabulário das cores, números e partes do corpo na língua Inglesa, expressa neste diálogo:
Aline: Como se fala “boca” em inglês?
Davi: Essa é difícil!
Aline: “Mouth!” Se você soubesse cantar a música “head, shoulders, knees and toes” conseguiria falar.
Davi: É muito divertido brincar fazendo esse movimento.
Aprender de forma lúdica o vocabulário traz um conhecimento mais significativo.
Every day is a chance to learn!
Bruna Aparecida Santos, professora de Inglês