“…atenção para a dignidade, ajudando o educando a descobrir-se e a construir-se como protagonista de seu aprendizado, da própria história do momento histórico em que vive.”
Projeto Educativo de Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, 2018-2022, pág. 24
Promovendo aos nossos jovens mais um momento de vivência do protagonismo, reflexão, diálogo e acolhida ao diferente, a coordenadora da Rede Azul de Educação/SP, Marly Benachio, abre o IV Fórum do Pacto Educativo Global convocado pelo Papa Francisco.
Os alunos dos colégios Notre Dame, Emilie de Villeneuve, Madre Iva e Maria Imaculada pensaram em ações para alimentar nos jovens a sede de democracia, ensinar aos jovens que o bem comum está misturado com o amor e educar os jovens a viverem a autoridade como serviço.
Fechamos este encontro tão produtivo já pensando nos próximos! Foi proposto o projeto Diálogos: muitas vozes, muitas vezes – um espaço virtual, ético, democrático, livre e de efetivo protagonismo para reunir as mais diversas expressões dos anseios e desejos da juventude, de seus desafios de crescimento, inclusão e interação social, de seus sonhos para o futuro, tanto pessoais como coletivos, de modo a constituir um documento vivo do pensamento e da ação dos jovens de cada comunidade educativa da Rede Azul.
Toda escola da Rede Azul nos proporciona voz. E isso é o que torna cada vez melhor nossa formação.
Augusto Bargas, aluno do Colégio Emilie de Villeneuve
Temos o privilégio de exercer a representatividade agora. Precisamos ter uma visão de futuro que fortaleça nosso desenvolvimento e nos permita influenciar de maneira positiva as pessoas ao nosso redor.
Gabriela Melo, aluna do Colégio Emilie de Villeneuve
Democracia é pensar além das nossas escolas, que são minoria num Brasil desigual. Precisamos aproveitar estes momentos para pensar na democracia como uma ferramenta para ajudar quem precisa.
Beatriz Carvalho, aluna do Colégio Madre Iva
Mesmo sem conhecermos os alunos das outras escolas, essa oportunidade que temos de discutir com outros jovens é algo que podemos ampliar para outros campos da sociedade.
Isabel Almeida, aluna do Colégio Notre Dame
A Rede Azul busca formar pessoas protagonistas, responsáveis e ativas na sociedade.
Vitória Silva, aluna do Colégio Emilie de Villeneuve
Nossas ações solidárias não podem estar a serviço de apenas preencher um vazio e mostrar ao mundo nossas atitudes. Isso não gera um sentimento bom nos outros, não os influencia.
Gabriela Moreno, aluna do Colégio Maria Imaculada
Adorei participar do fórum. Não achei que eu fosse me sentir tão à vontade e ser tão bem acolhida pelos outros alunos. Vou participar dos próximos.
Gabriela Costa, aluna do Colégio Notre Dame
Se depender dos alunos da Rede Azul, nosso futuro vai ser melhor.
Patrizia Romana Bergamaschi, professora do Colégio Emilie de Villeneuve
Agradeço a vocês, jovens, pelos sonhos que vocês têm e por nos deixarem participar deste projeto de vida com vocês!
Marly Benachio, coordenadora da Equipe de Educação da Rede Azul/SP