Quando as situações-problema aparecem em forma de DESAFIOS, os estudantes ficam mais estimulados para resolvê-las, sem se preocuparem efetivamente com acertos ou erros. Primeiramente pensam nas estratégias e desenvolvem diferentes caminhos para a solução enquanto discutem, desenham e manipulam objetos. A atividade intitulada como “Desafios matemáticos” foi realizada em estações nas quais uma diversidade de situações foram propostas e resolvidas em grupos.
Os alunos selecionaram a estação para iniciar o circuito e, em grupos, encontraram diferentes soluções usando estratégias diversas.
“Eu e meus colegas conseguimos resolver rapidinho os desafios. Parecia difícil, mas foi muito divertido!”, relatou o aluno Pedro Fusaro, do 5º ano C.
Com a realização dessa atividade dinâmica e desafiadora construíram, de forma lúdica e prazerosa, novos conhecimentos utilizando a linguagem matemática.
A intervenção das professoras ocorreu durante todo o processo, mas sempre respeitando as estratégias escolhidas pelos estudantes, que foram os protagonistas das resoluções. Como mediadoras auxiliaram os alunos a avançar em suas aprendizagens, pois se envolveram na proposta, sanaram dúvidas, relembraram e colocaram em prática os conteúdos trabalhados, fizeram perguntas e refletiram sobre cada desafio.
A leitura e o registro escrito também foram etapas importantes do processo: em cada estação realizaram a leitura individual das situações propostas, exploraram o texto em grupo, conversaram sobre termos e conceitos, propuseram estratégias diversificadas e registraram as respostas. Afinal, ler e escrever também é importante quando o assunto é matemática!
Professoras Mirella Santos e Vânia Abrantes