Estudantes do 5º ano e suas reflexões sobre leitura
Os estudantes foram provocados pelas professoras Fabiana e Liliane a pensar sobre sua postura diante da leitura e da escrita e como esse processo aconteceu até aqui e será daqui para frente. Para isso, uma das atividades propostas foi a reflexão sobre o tipo de leitor que são e como querem ser, a partir da qual escreveram e compartilharam procedimentos, atitudes e posturas que consideram ideais para a prática e construção do hábito de leitura.
- Percepção leitora: A maioria das crianças percebe suas necessidades.
- Dicas de leitura: Surpreenderam com as indicações para ser um bom leitor.
- Motivação: Esse é o principal desafio percebido a partir das reflexões.
Esta é uma das atividades que dará início ao Projeto de leitura de 2022, cujo objetivo é que os estudantes continuem desenvolvendo o prazer e o hábito de leitura. Foram planejadas rodas de conversa, registros escritos e momentos de partilha.
Todas as etapas serão construídas pelas turmas, por isso, a forma como os registros acontecerão será decidida por cada uma delas.
Também serão inclusas ações de incentivo à leitura para toda a comunidade educativa por meio de mini projetos e partilha de experiências, vivências e leituras.
Professoras Liliane Maria Oliveira e Fabiana Tavares