Proposta pedagógica

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O Colégio Emilie tem como filosofia e compromisso preparar pessoas para enfrentar os múltiplos desafios do mundo, capacitando-as não apenas no plano cultural e científico, mas investindo também nos âmbitos ético, político e religioso.
Estamos sempre em processo de aprimoramento de nossa prática educacional, para criar um ambiente altamente favorável ao aprendizado contínuo e transformador, à pesquisa crítica e estimulante, ao desenvolvimento das potencialidades artísticas e esportivas, à formação do cidadão solidário, ativo, sujeito de sua história e de seu tempo.

Currículo
Currículo é toda ação educativa para a concretização de objetivos educacionais visando a uma formação transformadora, humanista e complexa. A intenção de construir um currículo é mediar as necessidades de aprendizagem do educando nos aspectos cognitivos, afetivos, psicológicos e sociais, diante das exigências e desafios da sociedade atual, o que implica, necessariamente, concebê-lo em sua flexibilidade e seu dinamismo. O currículo do Emilie assume um caráter sistêmico que favorece a formação integral do educando, capacitando-o – também como agente de seu processo – em conhecimentos e em valores.

Metodologia
A apropriação de atitudes, procedimentos e conceitos das diferentes áreas do conhecimento humano deve ocorrer por meio da relação dialética e dialógica no processo de ensino e aprendizagem.
A metodologia precisa ser sempre significativa, provocadora, inclusiva, integradora, questionadora, e ver o aluno como um todo.
Para isso, deve propor projetos e avaliações contínuas, estimular o trabalho em grupo, a atividade de pesquisa e o emprego das diferentes linguagens, a fim de desenvolver múltiplas inteligências em cada área do conhecimento.
É necessário, ainda, que se viabilize por meio de projetos e reflexão teórica e ética, que se concretize na aplicação do saber formal para a transformação da sociedade, bem como invista na ampliação dos espaços e momentos de construção e socialização do conhecimento, a fim de que, tanto em experiências pessoais como coletivas, se reforcem o exercício da autonomia e o posicionamento crítico.
Cabe, pois, ao educador, a partir de um planejamento articulado com o projeto de série/ano, utilizar-se de instrumentos metodológicos adequados (observação, registro, reflexão, avaliação contínua e replanejamento); propor a reflexão (intervenção); elaborar atividades desafiadoras e diversificadas (encaminhamento); criar um ambiente propício à aprendizagem e sistematizar o que foi discutido (devolução/ retorno).


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