XIII SIMPÓSIO DA REDE AZUL DE EDUCAÇÃO

05/02/2010

Professores da Rede Azul de Educação reunídos durante o evento...

Aconteceu no último sábado, 30 de janeiro, o XIII Simpósio da Rede Azul de Educação, cujo tema foi “Educar na Complexidade, Dinamizar (n)a Diversidade”.

O evento foi marcado pela abertura da campanha da Rede Azul de Educação, “VEJA, REAJA E PROTEJA – 2010 Ano Internacional da Biodiversidade”, que será trabalhada ao longo do ano letivo com os alunos. Esta campanha visa chamar atenção para o conhecimento e da biodiversidade.

O primeiro palestrante Prof. Dr. Edgard de Assis Carvalho (PUC/ São Paulo) falou sobre a complexidade do ser humano e sobre a dificuldade que os educadores têm de repensar, recomeçar, reformular atitudes, e que os docentes também encontram em transformar o próprio pensamento, o que torna o educar um grande desafio diário.

Em seguida a Profª Dr. Telma Pileggi Vinha (Unicamp) falou a respeito do conflito do “querer versus poder” referenciando à perspectiva de moral de cada um. Também comentou as atitudes dos educadores, que podem influenciar tanto positiva, quanto negativamente na construção da personalidade do aluno.

À tarde os dois palestrantes juntaram-se às debatedoras Profª Dra. Kátia Stocco Smole (FEUSP/SP) e Profª Marizilda Escudeiro de Oliveira (Colegio Emilie de Villeneuve e ANEC/SP). Sob tema do evento, levantaram questionamentos que proporcionam reflexões profundas sobre a interferência da pedagogia, para a construção da personalidade crítica do sujeito, e também, a interdisciplinaridade educacional favorecendo a visão do ser como um todo, eliminando assim o isolamento dos conhecimentos.

Com participação de aproximadamente 250 profissionais da Rede Azul de Educação e de educadores de outras instituições, o evento anual permite a integração dos funcionários da rede, e favorece parcerias educativas ao conectá-los em um único ambiente.

Esta iniciativa e muitas outras fazem parte de um calendário de atividades que servem de atualização e formação continuada para os funcionários.

Clique aqui para ver as fotos do XIII Simpósio da Rede Azul de Educação.

Aqui você encontrará o conteúdo integral das palestras apresentadas durante o simpósio.