XX Simpósio de Educação da Rede Azul

23/09/2016



XX Simpósio de Educação da Rede Azul/SP
Diálogo sobre práticas educativas
18 de fevereiro de 2017

Programação

7h30: Credenciamento e café da manhã

8h30: Abertura

9h: Formação humana e acadêmica do professor para a gestão da sala de aula, com o Prof. Dr. Alexandre Ventura
EMENTA: Sabemos reiteradamente que, ao nível da escola, o professor é o elemento mais importante a influenciar o sucesso dos alunos. Por isso, o perfil de professor que tem maior tendência para propiciar aprendizagens significativas dos alunos é um fator-chave em qualquer escola. Nesta palestra discorreremos sobre o cocktail de caraterísticas do perfil e da formação dos professores que melhor preparam para assegurar uma gestão eficiente e harmoniosa da sala de aula que se constitua em oportunidade de aprendizagem para os alunos.
 Prof. Dr. Alexandre Ventura é Professor no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Portugal. Pesquisador no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, conferencista internacional e consultor de organizações educacionais. Doutorado em Ciências da Educação, desenvolveu atividade profissional na área da educação desde 1986 na qualidade de docente dos ensinos fundamental, secundário e profissional, gestor escolar e inspetor. Tem realizado pesquisas nos domínios da inspeção, avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, formação de professores, assessoria, ensino diferenciado, cursinhos, indisciplina e bullying. Foi Visiting International Scholar do Educational Testing Service, Princeton, EUA, e Professor Visitante da École Supérieure de l’Éducation Nationale para a formação de inspetores de educação, Poitiers, França. Proferiu palestras em 12 países. Exerceu os seguintes cargos públicos, em Portugal: Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação.
 
11h: Café

11h15: Comunicação: relato de práticas

12h30: Almoço

14h: Comunicação: relato de práticas

15h15: Café

15h30: Mesa redonda: Avaliar para quê?com o Prof. Dr. Cipriano Luckesi e Profa. Me. Jussara Hoffmann

EMENTA: Avaliar para quê? Para subsidiar decisões. Avaliar é um ato que pertence à vida humana... Todos os atos humanos são precedidos de um ato avaliativo, de modo consciente ou habitual. Avaliar é um ato de investigar a qualidade da realidade. Com base na qualidade revelada da realidade, habitualmente, decisões são tomadas; contudo, podem e devem ser tomadas conscientemente. São múltiplos os destinos que têm sido dados ao ato avaliativo ao longo da história da educação: diagnosticar para tomar decisões, classificar para selecionar (incluir/excluir), classificar para premiar (incluir/excluir), castigar. Destino ideal da avaliação na pratica educativa escolar: diagnosticar para tomar decisões, segundo o projeto pedagógico que se tenha. A avaliação subsidia o gestor da prática educativa escolar, seja o professor em sala de aula, os coordenador pedagógico e diretor de escola, assim como gestores das instâncias mais abrangentes do sistema de ensino. Se o gestor estiver pronto e atento à essa finalidade da avaliação, ela será um subsídio constante e permanente para a inclusão; consequentemente para o sucesso da ação planejada.
 Cipriano Carlos Luckesi é Bacharel em Teologia, pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador. Mestre em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicoterapeuta em Biossíntese, formado pelo Centro de Biossíntese da Bahia, credenciado pelo Center for Biosynthesis International, sediado em Heyden, Suiça. Conferencista e autor de muitos livros  como  “Avaliação da aprendizagem escolar”. Publicou múltiplos artigos em revistas especializadas sobre filosofia, filosofia da educação, didática, ensino, avaliação da aprendizagem e ludicidade. Produtor de Fita de Vídeo – Avaliação da aprendizagem, hoje, transformada em DVD e Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática.
  

EMENTA: A construção de uma prática avaliativa mediadora em diferentes segmentos de ensino tem por finalidade essencial favorecer a melhor aprendizagem possível dos alunos, dentro dos princípios de indivisibilidade do conhecimento e da formação integral, valorizando (e não apenas respeitando) os seus diferentes jeitos de ser e de aprender a partir do acompanhamento individualizado e do apoio pedagógico adequado. Tendo por referência princípios éticos, políticos e estéticos da educação, a presente conferência terá por intenção refletir sobre as atuais concepções teóricas da avaliação educacional, sobre a organização de um novo ambiente educativo e sobre o uso de instrumentos de avaliação significativos que garantam processos evolutivos de desenvolvimento moral e intelectual na escola.
 Jussara Hoffmann é Mestre em Educação – Linha de Pesquisa Avaliação Educacional – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou por 15 anos no Ensino Fundamental e Médio como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas e particulares de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Deu continuidade à sua carreira no Ensino Superior, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo várias pesquisas e projetos de extensão sobre o tema “Avaliação Mediadora”. Após sua aposentadoria, intensificou sua atuação como Assessora Educacional no país e no exterior, desenvolvendo programas de formação docente e marcando presença em inúmeros congressos e eventos educacionais. Autora de inúmeras publicações sobre Avaliação Mediadora, suas obras são consideradas “best-sellers” em educação.
 
18h30: Encerramento



INVESTIMENTO

Para professores da Rede Azul de Educação:
Até dia 16 de novembro: R$ 180,00 
De 17 de novembro a 14 de dezembro: R$ 250,00
A partir de 15 de dezembro: R$ 295,00
Inscrições na própria escola.
Pagamento somente em dinheiro.


Para professores de outras Instituições:
Até dia 16 de novembro: R$ 220.00
De 17 de novembro a 14 de dezembro: R$ 275.00
A partir de 15 de dezembro: R$ 330.00
A partir de 5 pessoas da mesma instituição, utilizar os mesmos valores da Rede Azul.
Pagamento somente em dinheiro.

 
 
Professores do Colégio Emilie e de instituições que não pertencem à Rede Azul de Educação,
CLIQUEM AQUI para preencher o formulário de inscrição.
 
 
 
LOCAL:
 
AUDITÓRIO EMILIE DE VILLENEUVE
Rua Madre Emilie de Villeneuve, 331 – Vila Mascote – 04367-090
São Paulo/SP – Tel: 11-5671.8888
www.colegioemilie.com.br
 
 
 
 
ORGANIZAÇÃO:
 
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE NOSSA SENHORA  DA IMACULADA
CONCEIÇÃO DE CASTRES (IRMÃS AZUIS)



 

  
 
COORDENAÇÃO GERAL:
 
Prof. Dra. Marly das Neves Benachio
 
 
Equipe de Educação da Rede Azul de São Paulo:

Profa. Alvacir Merini (Colégio Maria Imaculada)
Profa. Raquel Barbosa Rocha (Colégio Maria Imaculada)
Profa. Dra. Sônia Maria de Macedo Allegretti (Colégio Notre Dame)
Profa. Me. Janete Maria da Silva (Colégio Notre Dame)
Profa. Me. Luiza Cesca  (Colégio Emilie de Villeneuve)
Profa. Silvia C. de Mendonça e Azevedo (Colégio Emilie de Villeneuve)
Profa. Me. Sonja M. Rodrigues Antiqueira (Colégio Madre Iva)
 
 
 
 

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