XVIII Simpósio de Educação da Rede Azul

03/10/2014

A Rede Azul de Educação, renovando o compromisso de contribuir com a formação de professores, tem o prazer de convidá-lo para o seu XVIII SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO da Rede Azul.

07h30: Entrega de materiais

08h: Abertura

Conferência do Prof. Dr. Antonio de Sampaio Nóvoa

Tema: A escola que conhecemos acabou. E agora?

Ementa: A escola, tal como a conhecemos, foi inventada há cerca de 150 anos, em meados do século XIX. Durante o século XX houve muitas tentativas e movimentos que procuraram transformar esta escola e construir novas práticas pedagógicas.
Mas, no fundamental, todas falharam e a escola entrou no século XXI com a mesma configuração que tinha no final do século XIX.
Hoje, esta escola acabou, porque já não responde nem às necessidades das crianças nem às necessidades das sociedades contemporâneas.
Uma escola totalmente diferente está a surgir e é importante que antecipemos os seus contornos, as suas formas de organização e de trabalho pedagógico. É esse esforço de antecipação que será tentado na palestra.

Conferencista: Prof. Dr. ANTONIO DE SAMPAIO NÓVOA. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris Sorbonne. Reitor e professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e de universidades da Europa e dos Estados Unidos. Membro do Conselho editorial de várias revistas científicas. Sua bibliografia científica é constituída por cerca de 150 títulos (artigos, livros e capítulos).Responsável, juntamente com Martin Lawn, por uma colecção intitulada “Comparative Histories of Education”, publicada pela Symposium Books (Oxford). Colaborou na Nova História de Portugal, no Dicionário de História do Estado Novo, no Dicionário de História de Portugal e na International Encyclopaedia of the Social and Behavioral Sciences.

10h: Coffee break

10h30: Conferencista Prof. Dr. Antonio de Sampaio Nóvoa - 2ª parte

12h30: Almoço

13h30: Apresentação de pôsteres

14h30: Conferência da Profª Dra. Bernadete Angelina Gatti

Tema: O professor, os alunos e a avaliação em sala de aula.

Ementa: A palestrante mostrará a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação  no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Faz parte da sua conferência uma reflexão sobre a responsabilidade dos professores como avaliadores, a avaliação em processo e a relação ensino/avaliação.

Conferencista: Profª Dra. BERNARDETE ANGELINA GATTI. Doutora em Psicologia pela Universite de Paris, Universite Denis Diderot e Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Exerceu o cargo de Superintendente de Educação e Pesquisa e é Pesquisadora Colaboradora na Fundação Carlos Chagas.
Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Coordenadora da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional.

16h: Coffee break

16h30: Conferencista Profª Dra. Bernadete Angelina Gatti - 2ª parte

18h30: Encerramentro

Investimento:

1. Para professores da Rede Azul de Educação:

Até dia 10 de novembro R$ 170,00
Até dia 15 de dezembro R$ 220,00
Após está data R$ 270,00
Inscrições na própria escola

2. Para professores de outras Instituições
Até dia 10 de novembro R$ 200.00
Até dia 15 de dezembro R$ 250.00
Após está data R$ 300.00

A partir de 5 pessoas da mesma instituição, seguem os mesmos investimentos da Rede Azul

Professores do Colégio Emilie e de instituições que não perteçam À Rede Azul de Educação,
CLIQUEM AQUI para preencher o formulário de inscrição.

ORGANIZAÇÃO:

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA
CONCEIÇÃO DE CASTRES (IRMÃS AZUIS)

COORDENAÇÃO GERAL:

Prof. Dra. Marly das Neves Benachio

Equipe de Educação da Rede Azul de São Paulo

Profª Alvacir Merini e Profª Raquel B. Rocha (Colégio Maria Imaculada - SC)
Profª. Dra. Sonia Maria de Macedo Allegretti (Colégio Notre Dame)
Profª Janete Maria da Silva (Colégio Notre Dame)
Profª Me. Luiza Cesca e Profª Silvia C. de Mendonça e Azevedo (Colégio Emilie de Villeneuve)
E Profª Me. Sonja M. Rodrigues Antiqueira (Colégio Madre Iva)