Orientações que ensinam a estudar!

01/04/2016

Orientações que ensinam a estudar!

A escola é um ambiente de descobertas. Neste ambiente, investiga-se o mundo para compreender fenômenos, construindo conceitos que são essenciais à vida.
Estudar, como parte deste processo, é reviver informações, conectando-as e relacionando-as. E não se aprende a estudar sozinho!
Assim como os conteúdos dos componentes curriculares são ensinados, estudar também é algo que se aprende e o educador é um grande aliado nessa jornada.
Desde muito cedo, a organização do material e da rotina prepara o aluno para a tarefa de estudar por conta própria, plantando a semente da autonomia e do protagonismo.
Ao longo dos anos escolares, o educador assume a função de acompanhar o desenvolvimento desta autonomia, fornecendo novas ferramentas a cada sinal de evolução. Uma destas ferramentas, que parte de um pensamento ainda maior previsto no planejamento anual da série, é a orientação geral de estudos.
Este documento, pensado, elaborado e, periodicamente, cuidadosamente revisado é um instrumento importante para situar o estudante no processo de desenvolvimento do hábito de estudo.
De maneira simples e objetiva, visa a criar uma rotina agradável que se mescle às atividades do dia, fazendo do momento de estudo um hábito no qual há a constante descoberta das dificuldades e habilidades.
Para complementá-lo, cada educador desenvolve um documento de orientações específicas para seu componente curricular, tendo em vista as peculiaridades que mobilizam diferentes competências. Seguindo as orientações gerais e as dos componentes curriculares, o aluno consegue aproveitar seu tempo estudando de uma maneira eficiente e eficaz.
Dessa forma, estudar em casa se torna prazeroso e um momento de assimilar, com mais facilidade, o conteúdo visto em sala, otimizando o tempo dedicado a essa atividade.

Professores Marcelo Menuzzi e Fernanda Turbiani