Um dia numa aldeia indígena

26/08/2016

Um dia numa aldeia indígena
 
 
“Oreru, Nhamandú, Tupã, Oreru”... e foi com essa saudação Guarani ao sol, ao trovão e à lua que os alunos do 1º ano iniciaram sua aventura no Sítio do Sol, um espaço cultural que abriga uma aldeia indígena de etnia Guarani.
Com o objetivo de conhecer, vivenciar hábitos e costumes da cultura dos povos indígenas e compreender sua influência nas mais diversas áreas da vida do nosso povo Guarani, sua harmoniosa relação com a natureza e como dela retiram apenas o necessário para sua sobrevivência e para a confecção de utensílios e objetos artesanais.
Além disso, conheceram como preparam seus remédios a partir de plantas, as tintas que enfeitam seus corpos, assim como festas e rituais que realizam em datas significativas como o batismo e o ingresso na vida adulta.
Experimentaram comer com as mãos e palhas de milho, alimentos por eles preparados como fazem cotidianamente. Peixe assado, carne, mandioca cozida, banana assada, melancia, abacaxi... fizeram parte do cardápio que foi muito apreciado por todos.
E para finalizar essa inesquecível aventura, puderam atirar de arco e flecha, surpreendendo-se mais uma vez com a habilidade dos índios em construir um instrumento tão admirado pelos pequenos.
Foi, sem dúvidas, um dia de vivências significativas e marcantes que favoreceram a aprendizagem de forma lúdica e muito rica, principalmente pela troca e o compartilhamento de saberes e experiências.
 
 
Professoras do 1º ano

RELACIONADAS

A turma do 5º ano recebeu Rubens Vituli para uma palestra pelo espaço!...

Os alunos do 4º ano iniciam o projeto Defensores da Natureza!...

Alunos compõem um painel de notícias enquanto estudam este gênero textual....

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok