Defender a natureza: nossa missão

28/06/2016

Defender a natureza: nossa missão!

Os alunos do 4º ano E iniciaram o Projeto Defensores da Natureza com força total. Para fazê-lo, assistiram ao filme “Lórax, em busca da Trúfula perdida” e compartilharam suas aprendizagens a partir dele.

Após o filme, em uma roda de conversa, debateram sobre o significado de ser um Defensor da Natureza e, a partir das colocações do grupo, organizamos dois momentos: uma dinâmica de sensibilização e uma conversa com uma equipe muito importante e especial do nosso colégio: a equipe da limpeza.

A dinâmica de sensibilização aconteceu em diferentes estações, nas quais se expressaram de formas diferentes utilizando diversos materiais.

Na primeira, os grupos escreveram frases marcantes, registrando o que poderiam fazer para ajudar a defender a natureza; na segunda, fizeram recortes de revistas e colagens criando um painel em grupo; na terceira, utilizaram pincéis, tintas e canetinhas para fazer uma composição artística registrando seus sentimentos sobre a natureza; na quarta, realizaram um questionário sobre o tema, respondendo individualmente sobre a importância das nossas atitudes para o bom funcionamento do espaço coletivo e, na quinta e última estação, registraram em balões, como os que aparecem nas histórias em quadrinhos, seus pensamentos e frases de impacto fotografando suas produções em um pequeno cenário, convidando a todos a serem Defensores da Natureza.

Com a equipe da limpeza, que limpa e organiza o 3º andar, além de questioná-las sobre o trabalho que realizam, os alunos se comprometeram a utilizar o espaço de maneira adequada, deixando a sala mais limpa e organizada, auxiliando-as a cuidar do espaço coletivo.

Foram momentos de intensa aprendizagem para que façam a diferença hoje e amanhã.

Professora Vânia Stella Abrantes

Confira mais uma edição do jornal de xadrez....