XVII Feira do Livro

29/04/2010

Dias 5, 6 e 7 de maio das 8h às 21h e 8 de maio das 9h às 13hs aberta ao público.

 

 
Esta semana estão ocorrendo diversas atividades culturais no Colégio.


                  As crianças da Educação Infantil do Emilie participaram de uma atividade, na feira do livro, chamada Brinquedobrando. A arte-educadora Marília Tresca envolveu os pequenos com a história de um pedaço de papel que se sentia sozinho e encontra sua fada madrinha que lhe concede três desejos e, assim, o ajuda a se transformar em coisas diferentes como um sorvete, uma gravata de palhaço, (...), com a constante insatisfação do papelzinho, ela o ajuda a se modificar até encontrar o que realmente lhe faltava... o amor. No desenrolar da história, as crianças participaram modificando um quadrado de papel, dando a ele formas novas e criando o personagem da história narrada pela arte-educadora.
Ouvir histórias é maravilhoso, principalmente quando são “ilustradas” com fantoches e luvas-personagens, num ambiente que parece ser todo feito de magia, como Ciranda de flores e João e Maria / O caso da ervilha. Foi esse nesse clima aconchegante que os alunos da Educação Infantil I e os 2º anos do ensino fundamental I embarcaram nos contos.
                   O Preschool esteve na biblioteca ouvindo a história The little girl and the puppy wolf. As crianças ficaram atentas a cada palavra e gesto do storyteller Fábio, e participaram de situações como: “Let’s call the mommy wolf?” perguntava Fábio... “Come on mommy wolf!” respondiam os pequeninos.
                   O escritor José Gomes de Sá trouxe O Cordel Brasileiro para a sala de aula e envolveu os alunos dos 4º anos com histórias da literatura cordelista contadas ao som do violão. O autor de diversos cordéis contou um pouquinho de sua vida e relação com o cordel, cujas origens nordestinas trazem as tradições orais. Ele sorteou, ao final, xilogravuras e livretos de sua autoria.
                  O escritor Paulo Netho cativou os alunos do 1º e 5º anos do ensino fundamental I com rimas e versos interpretados de um jeito todo especial. Meu nome é psiu e Os poemas de uma casa muito engraçada encantaram as crianças e as fez sentir “pulsar” poesia em seus corações, com alegria plena à mostra em sorrisos largos.
Histórias contadas são boas, mas e... histórias cantadas? Ivani Magalhães que, além das histórias, utilizou o canto para chamar a atenção dos alunos dos 3º anos do ensino fundamental I. Ela deu, também, a eles a oportunidade de ser personagem das Fábulas e Canções populares.
                    O tema da “aula” de Karin Thrall, performer, foi Consumo e sustentabilidade. Ela se transformou em uma personagem consumista que pouco se importava com o meio ambiente para sensibilizar os alunos dos 6ºs anos a respeito do cuidado com o meio ambiente. A personagem repetiu diversas vezes a frase “Eu tenho milhões de coisas na cabeça”. Logo após a performance, Karin desenvolveu com os alunos uma atividade em que os alunos modificariam a capa de cadernos com materiais recicláveis.
                   Os alunos dos 8º anos do ensino fundamental assistiram à palestra Karibu – bem vindo à África do produtor Lumbadi Tshibamba Bertin. Num clima de diálogo, Bertin apresentou aspectos relevantes da África, como o significado das batidas em tambor, como eram concebidas as profissões segundo as tradições antigas. Falou um pouco a respeito das suas viagens pelo mundo, sua formação acadêmica em Roma, seu trabalho no Brasil e de como aprendeu a respeitar as dificuldades do outro. “Encontrei a minha África do outro lado do Atlântico.” (Bertin). Ao final, Bertin ensinou aos alunos como tocar tambores. Mas não acabou por aí. Os discentes também participaram da Oficina de Carticatura com o caricaturista Paulo Zieman, que lhes ensinou a observar a imagem e a “construir” rostos e a trabalhar com a “coerência” das imagens. Zieman disse: “Muito bons os trabalhos que eles desenvolveram. Cada um melhor que o outro.”.
                 O professor doutor em climatologia, Ricardo Felício, apresentou A geografia da Antártida. Ele contou experiências e aventuras no continente gelado, por exemplo, táticas de sobrevivência no gelo, dificuldades que devem ser enfrentadas e superadas.
Os estudantes das 2ª séries do ensino médio refletiram a respeito de atitudes e o expressar sincero de opiniões. Foi como ver A vida com um livro, Um livro como a vida. O psicoterapeuta Luís Russo garantiu: “Estamos aprendendo a pensar juntos.”.

Clique aqui para ver mais fotos.
 

 


















 

Confira nos links abaixo, referências sobre o trabalho de alguns dos convidados para as atividades da Feira do Livro:

Marília Tresca: http://marilia-tresca.blogspot.com/
Faculdade Paulus de Cmunicação: http://www.fapcom.com.br/fapcom/vestibular/
Cia Prosa dos Ventos: http://ciaprosadosventos.blogspot.com/
Paulo Netho: http://caradepavio.blogspot.com/
Paulo Zimenian: http://www.paulinhocaricaturas.com/
Karin Thrall: http://calotafilmes.wordpress.com/about/
João Gomes de Sá: http://fotolog.terra.com.br/jgsacordel
Ivani Magalhães: http://ciacantosecontos.blogspot.com/
Fábio Lisboa: http://www.fabiolisboa.com.br/
Vivian Catenacci: http://www.girasonhos.com.br/perfil.htm
 


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok