VIII Fórum - Filhos de pais separados

18/05/2010

O Instituto Teológico de São Paulo (ITESP) promoveu um fórum com os alunos do 4º ano de Teologia, que fizeram uma pesquisa de campo com pessoas que se separaram e convidou o Colégio Emilie para participar do evento. Ali havia pessoas de vários lugares do mundo: Angola, Haiti, Congo, Gana, Colômbia entre outros e também brasileiros de diversas regiões.
Os alunos deram depoimentos que foram exibidos em vídeo. Logo após, num clima descontraído, houve um debate/conversa, em que os jovens do Emilie interagiram debatendo seus pontos de vista e ouvindo perspectivas diferentes das suas. Por exemplo, existem tribos africanas que encaram de foram natural um homem ter mais mulheres, ou ainda, a família e a sociedade decidem a respeito se o casal deve ou não se separar.
Jean Dickson, haitiano estudante de Teologia, disse: “Momento muito rico de troca de experiências, diferentes vivências que vinculamos com a teoria. Foi muito bom. Uma experiência muito legal. ”.
O coordenador do simpósio padre Márcio Fabri dos Anjos afirmou que: “O desafio da educação é perceber o aluno individualmente e ajudá-lo a compreender e superar as experiências que marcaram negativamente. Podemos ver a separação como produto da sociedade e do individualismo.”. Ele escreveu, ainda, uma carta ao Colégio, contando como viu a participação do Emilie.


Veja trechos da carta abaixo.

A riqueza decorrente deste simpósio é nitidamente perceptível entre nossos estudantes. E imaginamos que o mesmo esteja ocorrendo da parte dos alunos/as do Colégio Emilie. De fato, a experiência da separação dos próprios pais parece tão marcante na ida das crianças e adolescentes que seguramente não passa sem deixar grandes desafios para sua educação, especialmente no sentido de aprenderem a elaborar de modo construtivo tal experiência.” (Márcio Fabri dos Anjos)
 

Clique aqui para ver mais fotos.


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok