SEMANA DE EMILIE

05/10/2009


Semana de Emilie

Nesta semana, comemoramos o aniversário de fundação de nosso colégio e o dia dedicado à bem-aventurada Emilie de Villeneuve.

Pensando nisso e para relembrar ao coração e à memória a vida e o carisma de Emilie, alunos, professores e funcionários debruçam-se sobre esse tema, a nós tão querido e significativo. Por toda escola, é possível ver os mais diversos e carinhosos retratos que as crianças fizeram da Boa Madre.

Cada sala de aula faz atividades, como: produção de textos, poemas, ilustrações, cartazes, histórias em quadrinhos, encenações e depois as expõe para a escola expressando, assim,  nosso desejo de continuar a obra de Emilie.

“É um momento especial e forte de espiritualidade em que vejo os alunos, professores e funcionários participarem ativamente com reflexões, que levam a pensar sobre a própria vida.”  
Sonia de Itoz, professora de ensino religioso.

Clique aqui para ler a homilia proferida por dom Carré, na missa de beatificação de Emilie de Villeneuve, em julho de 2009.

Acompanhe as atividades e clique aqui para acessar a galeria de fotos

  • Dia 2 de outubro - sexta-feira

    3º ano do EF - A história de Emilie 

    A professora Iandra, trajada com o hábito azul, utilizado pelas irmãs até 1989, contou para os alunos a história de Emilie e da Congregação das irmãs de Nª Sª da Imaculada Conceição de Castres; alunos e professores também falaram de como é ser um “aluno de Emilie”. Finalizando a atividade, todos assistiram ao vídeo Emilie de Villeneuve.

    Integral – presente para Emilie
    Relembrando o dia de Emilie, os alunos do 2º ano do integral presentearam as irmãs azuis, representadas por ir. Solange, com uma caixa cheia de registros, ilustrações e pensamentos, frutos das leituras de obras que relatam a história da Boa Madre, dentre elas, o livrinho Rezando com Emilie. 

  • Dia 5 de outubro – segunda-feira

    Educação Infantil – exposição
    Os alunos confeccionaram, com carinho, cartazes a partir da história de Emilie, narrada pelas professoras, acompanhada por ilustrações.
  • 7 de outubro de 2009 – quarta-feira

    5º ano do EF - Seguindo os passos de Emilie
    Os alunos assistiram ao vídeo Emilie de Villeneuve, o qual apresenta a história da Boa Madre. Como a versão era em espanhol, todos aproveitaram o momento para fazer um intercâmbio cultural, contando com a participação da professora de língua espanhola Eliana que não só ajudou a todos a compreender melhor a história, como também interagiu com a turma durante a sessão reflexiva, em que dialogaram sobre como trazer para a atual realidade social do Brasil o exemplo de vida de madre Emilie.
     
  • 9 de outubro - sexta-feira
    Os alunos do 7º ano receberam o livrinho de orações Rezando com Emilie e, juntos com a professora Carmem, leram alguns trechos dele.


 Alguns desenhos produzidos pela educação intantil, turma do III A 

Madre Emilie Nasceu na França, como Matisse. Ela vivia num castelo.

Um dia, resolveu cuidar das pessoas doentes, dos pobres e dos presos.

Ela morreu há muitos anos atrás e suas amigas, as Irmãs Azuis, continuaram a cuidar dos doentes, das crianças e construíram a nossa escola.

Texto Elaborado pelos alunos do Infantil III A
29/09/2009

 

 

 


 

O dvd Emilie de Villeneuve está disponível na
biblioteca Machado de Assis, do Colégio Emilie.

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para saber mais da história de Emilie

 

 

 


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok