Resultado do Simpósio - Educadores mais preparados para ensinar

06/03/2015

 
RESULTADO DO SIMPÓSIO: EDUCADORES MAIS PREPARADOS PARA ENSINAR

 
Ao anunciar o XVIII Simpósio de Educação da Rede Azul, o convite feito aos participantes era o de “preparar-se para ensinar”. Após sua realização, no dia 28 de fevereiro de 2015, foi esse o sentimento de quem esteve presente ao encontro. O Auditório do Colégio Emilie estava lotado. Um total de 400 pessoas, entre educadores e interessados, teve nesse dia a oportunidade de ampliar a visão pedagógica do ensino após as palestras de dois importantes especialistas da área.
Pela manhã, o Prof. Dr. Antonio de Sampaio Nóvoa, que entre outros títulos é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris Sorbonne, mostrou com humor e simplicidade o cenário histórico de transformação da escola “giz e lousa” para o novo momento digital que exige a compreensão e adaptação do ensino à transformadora realidade.
A Profª Dra. Bernadete Angelina Gatti, conferencista da tarde, docente aposentada da USP, levou o público a uma reflexão instigante sobre a responsabilidade dos professores como avaliadores. Sua experiência como Superintendente de Educação e pesquisadora colaboradora na Fundação Carlos Chagas foi compartilhada num passo a passo sobre os diferentes cuidados na relação ensino/avaliação.
Outro momento de igual importância foi a apresentação de ações inovadoras já praticadas pelas instituições da rede Azul, por meio de pôsteres explicativos, distribuídos por diferentes áreas da escola, permitindo a circulação dos presentes e a troca de informações com os autores das propostas. Foi um dia de várias provocações sobre a visão pedagógica tradicional que deram sequencia na segunda-feira, a uma troca de impressões dos educadores do Colégio Emilie.
Reunidos novamente no auditório, alinharam os pensamentos do importante aprendizado, conscientes de que a reflexão regular sobre o tema é necessária em suas práticas diárias. O resultado é inovação na sala de aula visando a formação cidadã necessária ao aluno do século XXI.

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok