PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 6º ANO

09/10/2015

PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 6º ANO
 
 
Contar histórias é um ato de carinho, tal como dar um presente. E todos gostam de presentear, assim como não há quem não goste de ser presenteado. As palavras lançadas de uma narração são como beijos no rosto de quem as ouvem. O olho no olho, a voz direcionada ao narrar histórias são afagos que contribuem para a não atrofia da imaginação que tanto necessita de ser cultivada tanto pelos pequenos como pelos adultos.
 
Essa arte milenar instiga a imaginação e a desenvoltura, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade, envolvendo o social e o afetivo. Como toda arte, a contação de história possui técnicas.
 
A partir de exercícios que estimulam a criatividade e a oralidade, e orientações por meio de conversas, observações, pesquisas e demonstrações, o aluno experimentar diversas formas de narrar, enriquecendo demasiadamente sua prática.
 
Há inúmeras maneiras de contar histórias. Elas podem ser apresentadas com objetos, sombras, mímicas, podem ser cantadas, rimadas, e assim vai... A intenção é orientar o aluno de maneira customizada. É preciso descobrir especificidades que apontem e acendam um jeito ímpar de elas acontecerem. Não há uma “receita pronta”. Com a atenção voltada aos gostos e habilidades do educando, pode-se identificar o que emerge. O desafio está em extrair esse belo de cada pequeno contador.
 
Para isso acontecer, estamos desenvolvendo atividades práticas e teóricas, de modo a estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno durante as aulas. É importante capacitá-lo para analisar e identificar perfil, repertório cultural, interesses sociais e faixa etária dos ouvintes, a fim de contextualizar a narração e realizar a busca de histórias pertinentes. É preciso também considerar recursos materiais e formas de linguagem, além de treinar modulações e higiene vocais e respiração. Outro item importante é adequar cenário e ambientação, considerando a situação proposta no texto, com o propósito de preparar o espaço para que a narração aconteça.
 
Durante os meses de agosto e setembro, nossos alunos do 6º ano narram histórias na biblioteca da escola. O foco foi seus colegas da primeira fase do ensino fundamental. Os ouvintes aguardavam ansiosos o momento da contação, nas segundas e terças-feiras. Houve revezamento entre os alunos e uma preocupação grande em organizar o repertório para não repetir histórias.
 
Nosso próximo objetivo é contemplar os pequenos do Período Complementar e da Obra Social na Semana da Criança. Tudo isso sem deixar de lado a apresentação final que promete narrações para pais e convidados em espaços diferentes da escola.
 
Professor de Teatro, Célio Colella.

RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok