PRIMAVERA NO EMILIE

23/09/2009


23 de setembro,  início da primavera

Plante uma árvore, semeie uma vida...

Com esse pensamento e nutridos por amor e respeito à natureza, alunos do ensino fundamental resgataram o valor aos benefícios trazidos pela exuberante flora que circunda o Emilie.
Junto com o jardineiro, eles prepararam o plantio da muda do cedro rosa, árvore que deve ser regada todos os dias e que se bem cuidada pode chegar a aproximadamente 25 m de altura. No mesmo momento, eles estudaram uma pitangueira, plantada há dois anos e que hoje está com aproximadamente 1,5m de altura.
“Se cada escola plantasse uma árvore no dia de hoje, por exemplo, imaginem quantas mais teríamos...” Ressaltou a professora Iandra Cristina.

A ação dos alunos é, na verdade, o desejo de boas-vindas a uma das mais belas estações do ano: a Primavera...

Valdimir Mosquezi, professor de geografia do ensino fundamental, apresenta algumas das características da “época das flores”: “As estações do ano estão relacionadas à inclinação do eixo terrestre e ao movimento de translação – existem duas denominações para a Primavera: a Boreal, que acontece no Hemisfério Norte e a Austral, que acontece no Sul. Enquanto a Primavera Austral começa no hemisfério Sul, no norte começa o outono, no mesmo horário, no mesmo dia e no mesmo mês. Aqui temos uma estação que se aproxima do verão; no hemisfério norte, uma que se aproxima do inverno.

A primavera tem temperatura mais amena – nem muito quente, nem fria, mas todas as estações do ano estão sendo afetadas por causa do aquecimento global que acontece em escala mundial [no mundo todo], devido às interferências humanas sobre a natureza”.

Para saber mais:

Dicas do professor Vladimir:

www.sogeografia.com.br
www.greenpeace.org/brasil
www.wwf.org.br
No Google, procurar ONGs e sites governamentais, em que as informações são mais confiáveis.
Livros didáticos e enciclopédias - consulte a biblioteca do colégio.
 
Alunos plantam muda do cedro rosaLinda paisagem no 1º dia da primavera, na passarela do Emilie


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok