Mestrado do Prof. Marcelo Menuzzi

12/08/2016

O Colégio Emilie de Villeneuve parabeniza o professor de Ciências do Ensino Fundamental e Bilíngue, Marcelo Menuzzi, que defendeu sua tese de mestrado no dia 03 de agosto.
 
Menuzzi fala sobre sua pesquisa:
 
A sala de aula, hoje, pode ser muito maior do que um espaço físico cercado por paredes e carteiras em fileiras, nas quais alunos vazios esperam por um educador que detém toda a informação, o conhecimento e o poder sobre a lousa e o giz. Este modelo ultrapassado de ver a educação dá espaço a um novo modo de educar. A Internet na tela dos dispositivos móveis e a sede insaciável por informação dos educandos da jovem "geração Z" criam um ponto de tensão na visão tradicional de ensino, uma vez que o material didático impresso não supre mais a demanda e torna-se, aos olhos destes, obsoleto, ainda que atual. 
Repensar a sala de aula vai além de modernizá-la. É preciso desistir de modelos engessados e dar liberdade à inovação do papel do educador. 
Este, ainda que formado por modelos tradicionais, vê-se agora frente a inúmeras possibilidades. Quais as melhores formas e medidas para se proporcionar a curadoria da informação na sala de aula enquanto media a construção do conhecimento? 
Somente a formação continuada do educador é capaz de gerar o senso crítico necessário para responder a este questionamento. A pesquisa em questão aprofundou-se na busca por esta resposta, oferecendo um novo olhar sobre a metodologia do ensino de Ciências Naturais frente à experimentação prática e a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, em conjunto com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, nas salas de aula do Sexto Ano do Ensino Fundamental. 
A construção colaborativa do conhecimento, ao ter como base o compartilhamento de informações e o olhar atento do educador, gera educandos críticos, protagonistas e agentes ativos do seu processo de aprendizagem. E esta forma de educar, na qual prevalece o dialogo intenso da teoria com a prática, que o mundo atual busca como solução para um futuro mais consciente, racional e sustentável. 

RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok