MEDIDAS DE PREVENÇÃO DO BULLYING

15/03/2010

Quem já não sofreu uma intimidação de um “valentão” da escola? Esse tipo de agressão tem nome: Bullying. Esse termo vem do inglês bully (valentão) e é utilizado para descrever os atos de violência física e/ou psicológica contra pessoas que não podem se defender. Entre as formas dessa lamentável prática estão a exclusão de aluno do grupo social, a difamação, a perseguição, entre outras. Existe ainda a variação do bullying para cyberbullying que é quando recursos tecnológicos como sites e redes de comunicação ou softwares são usados para incitar violência ou para adulterar fotos, fatos e dados pessoais.
Pensando nisso, Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (10), a obrigatoriedade de as escolas públicas e privadas adotarem medidas de conscientização sobre o conceito e os riscos do bullying, sua prevenção, diagnose e combate. As medidas deverão ser incorporadas ao projeto pedagógico das unidades escolares; e os professores e servidores, capacitados para lidar com o problema.
O texto ainda prevê que o Ministério da Educação (MEC) elabore políticas nacionais de conscientização para os problemas causados pelo bullying e acompanhe as medidas adotadas pelas escolas do País. O projeto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Os alunos do Emilie escreveram sobre o tema na edição108 do jornal FolhAzul. Clique aqui para conhecer esse belo trabalho.
 

Clique aqui para ler outras matérias a respeito do Bullying.


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok