Educação de Jovens e Adultos

17/06/2010



 

 26.06.2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CLIQUE AQUI para ver mais fotos.


05.06.2014

 
Ditadura na EJA - Emilie
 

Realizar uma encenação sobre os anos de Ditadura no Brasil é uma missão a qual os alunos do ensino médio da EJA – Emilie estão cientes desde o início do ano letivo. Trata-se de um momento de aprendizagem que vem sendo coordenado, anualmente, pelo professor Valdimir Mosquezi.

O trabalho tem por objetivo criar, a partir de pesquisa, estudo e debates, um texto teatral sobre os “anos de chumbo” a ser apresentado no auditório do Colégio Emilie aos familiares e demais alunos da EJA. A equipe docente dos outros conteúdos se integra ao projeto colaborando na divisão dos grupos, construção das falas, correção ortográfica, ensaios, de modo que a ação interdisciplinar mobiliza positivamente toda a EJA.

Em 2014, não foi diferente. E por se tratar de 50 anos da ditadura no Brasil, o trabalho teve um cuidado ainda mais especial. Os alunos do terceiro ano decidiram pela visão política apresentada mandato por mandato, desde o golpe militar até as “Diretas Já”. Paralelamente, o segundo ano do médio focou em ações culturais e artísticas ou no impedimento das mesmas em razão da censura sempre massacrante daquela época.

O resultado do trabalho mesclou copa do mundo a torturas e desaparecimento de opositores ao sistema. Mostrou ações políticas que permearam esse período de repressão, intercaladas com festivais de música, cinema novo e literatura censurada. Foram mais de cinquenta alunos em cena: conhecimento adquirido com a mesma intensidade a quem participou e a quem assistiu ao espetáculo. 

 
 
 
 
 

Fotos: Milton Faro

CLIQUE AQUI para ver mais fotos.
 

RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok