DIA MUNDIAL DA LITERATURA INFANTIL

30/03/2010

A literatura é a arte de dar sentido aos acontecimentos da vida. Ela reflete os anseios humanos, por meio de histórias e de personagens que dão ao leitor a possibilidade de ser outros “eus”, de viver outras vidas em outros tempos sem sair do lugar. A literatura infantil não é diferente. Ela permite à criança viajar na imaginação e mergulhar num mundo tão diferente e perfeito quanto a sua criatividade pode lhe dar, e é desse modo que ela consegue compreender coisas profundas como ética e moral.
O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1875), no dia de seu nascimento, 2 de abril. O escritor e poeta escreveu inúmeras histórias infantis, algo raro até então. Ele foi a "primeira voz autenticamente romântica a contar histórias para as crianças".
Ele buscava mostrar padrões de comportamentos, para a nova sociedade de sua época, utilizando a sutiliza dos opostos, apontando os confrontos entre "poderosos" e "desprotegidos", "fortes" e "fracos", "exploradores" e "explorados". Na verdade, o fio condutor de contos tocantes como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador” era a ideia de que todos os homens deveriam ter direitos iguais.
 


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok