DIA DO TEATRO

26/03/2010

27 de março é o Dia do Teatro. Dia em que se comemora a arte inventada pelos gregos e que apoiada na palavra e na ação, serve de testemunho da condição humana. O Teatro ora reflete, ora discute os caminhos percorridos pela humanidade através dos tempos e ainda revela a nossa complexa condição nos dias atuais. Para essa data tão importante para a cultura, proponho conhecer palavras imortais do texto da tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, em que o personagem do Rei, que desconhece o seu passado, descobre que o assassino que tanto procura é ele mesmo. Das palavras do atormentado personagem trágico pode um momento de reflexão sobre a grande ancestral do ser humano: Quem somos? De onde viemos? Para onde iremos?

"Que venha a tempestade! Eu insisto e saber a minha origem por baixa que seja. Eu sou filho da sorte, irmãos das luas. Na miséria ou no esplendor eu tenho a companhia das estrelas.Sendo assim, não desejo ser outro que não eu mesmo. E ordeno que revele quem são meus verdadeiros pais.” (Édipo Rei – Sófocles).
 

Professor Rene Ramos

Você sabia que esta e outras centenas de obras podem ser livremente difundidas e reproduzidas? Para conhecê-las, acesse o portal do Domínio Público.

 Veja abaixo fotos da apresentação feita para a 3ª série do ensino médio.

 

 Para ver mais fotos, clique aqui.

 

 

 


RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok