DIA DO ÍNDIO

13/04/2010

 

HISTÓRIA DO DIA DO ÍNDIO


No dia 19 de abril de 1940, era realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que contou com a participação de muitas autoridades governamentais dos países da América e diversos líderes indígenas. A princípio os índios ficaram temerosos e preocupados, por isso não compareceram nos primeiros dias do evento. No entanto, eles perceberam a importância desse momento. Por esse motivo, nessa data é comemorado o dia do índio.

Os pesquisadores da influência indigena na Língua Portuguesa e cultura brasileira Camila Heringer, Fabrício Leonadro, Juliana Chizzolini e Raul El Greco desenvolveram um estudo a respeito das comunidades indígenas no Brasil e  tiveram contato direto com diversas etinias.  Veja abaixo os resultados dessa pesquisa:

  

 

 

MAIS SOBRE OS ÍNDIOS


As populações indígenas são vistas ora de forma preconceituosa ora de forma idealizada pela população brasileira.
 

  • As populações rurais, que têm os índios quase como competidores (em matéria de recursos, terras etc.), os veem de forma preconceituosa. Dizem que os índios só querem guerrear, que não querem trabalhar e os chamam de “ladrões”, “preguiçosos” e “traiçoeiros”. Tentam, assim, justificar quaisquer ações contra eles.
  • A população urbana, que vive distanciada das terras indígenas, tem uma visão idealizada do índio. Consideram-nos donos de todas as terras e acham que, por serem seus primeiros habitantes, sabem cuidar da natureza sem depredá-la. Também acreditam que os índios são parte do passado, que estão desaparecendo, muito embora este dado já tenha sido comprovado contraditoriamente.

 

A SITUAÇÃO HOJE:


No Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas. Esse número que constitui aproximadamente 0,25% da população brasileira, mas essa estatística contabiliza apenas os que vivem em aldeias. Todavia, estima-se que há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, incluindo em áreas urbanas. Há em torno de 63 referências de índios que nunca tiveram contato o resto da população, além daqueles que tentam obter, junto ao órgão federal indigenista, reconhecimento de sua condição indígena.

 

COMO SÃO VISTOS:


A mentalidade das pessoas quanto à existência dos índios já está mudando. Hoje, a população está se conscientizando de que os indígenas são seus contemporâneos. Vivem no mesmo país, participam da economia, da elaboração de leis e passam por problemas semelhantes, como as consequências da poluição ambiental. No momento, há uma preocupação dos brasileiros em buscar informações atualizadas e confiáveis sobre os índios para entender quem são, como vivem, enfim, inserir ainda mais o índio em suas vidas.
 

DIVERSIDADE E IDENTIDADE:


O Brasil possui uma grande diversidade étnica e linguística. Isto significa que pelo menos 180 línguas são faladas pelos membros das 225 sociedades indígenas existentes, as quais pertecem a mais de 30 famílias linguísticas diferentes.

 

CONCEITOS IMPORTANTES


As sociedades indígenas modificam-se constantemente e reelaboram-se com o tempo, como qualquer outra cultura no mundo. É relevante lembrar que isso aconteceria mesmo que os índios não tivessem feito contato com outras sociedades, europeia e africana, por exemplo.
Não é porque uma determinada sociedade indígena fala português ou veste roupas iguais às dos membros da sociedade com que entrou em contato que perdeu sua identidade ou que deixou de ser indígena. Ocorreu aí o contato entre diversidades culturais.

 

ORAÇÃO DO "PAI NOSSO"


Oré r-ub
Ybak-y-pe t-ekó-ar
I mo-eté-pyr-amo
Nde r-era t'-o-îkó
T'-o-ur nde REINO
T'-o-nhe-monhang
Nde r-emi-motara yby-pe
Ybak-y-pe i nhe-monhanga îabé
Oré r-emi-'u
'Ara îabi'õ-ndûara
E-î-me'eng kori orébe
Nde nhyrõ
Ore angaîpaba r-esé
Orébe
Ore r-er-ekó-memûã-sara supé
Ore nhyrõ îabé
Ore mo-'ar-ukar umẽ îepé
TENTAÇÃO pupé
Ore pysyrõ-te îepé
Mba'e-aíba suí
AMEN Îesu.


Retirado de Catecismo na língua Brasílica, de Padre Antonio de Araújo.

 

 

 

Textos dos pesquisadores: Juliana Chizzolini e Raul El Greco.

Fotos: Camila Heringer e Fabrício Leonadro. 

 





RELACIONADAS

Nenhuma notícia relacionada
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok