5º ano - Contos de mistério

16/11/2015

CONTOS DE MISTÉRIO

 
Os alunos e alunas do 5º ano foram desafiados a criarem contos de mistério para realizar uma contação de histórias aos estudantes do 3º e 4º ano. Para escrevê-lo deveriam seguir um roteiro que foi baseado em alguns contos de mistério. O seguinte roteiro deveria ser seguido: situação inicial, personagens e suas características físicas e psicológicas, cenário, conflito, resolução e desfecho. Após discutirem seus roteiros com os colegas, iniciaram suas produções, levando em consideração o gênero textual e diferenciando-o de outras narrativas. Os alunos do 5º ano escreveram seus contos de mistério e realizaram primeiramente a leitura para a sala. Após a leitura, outros colegas fizeram oralmente críticas construtivas sobre a produção realizada e o que deveria ser melhorado. Os contos foram selecionados considerando o público que escutaria a história: ela deveria ter linguagem adequada à idade, envolver a todos, ter elementos característicos do gênero, situação inicial envolvente, com palavras que dessem o clima adequado à história, utilizar adjetivos e advérbios na produção desse conto, selecionar um desfecho interessante e finalizá-la de forma surpreendente, agradando aos ouvintes. Algumas histórias contaram com uma pitada de bom humor ao final.
Antes da contação, trocaram seus contos, preencheram uma ficha autoavaliando-se e avaliando seus colegas, refletindo sobre sua produção e realizaram as modificações necessárias. Juntos, organizamos os contos de mistério que deveriam ser contados ao 3º e ao 4º ano. Durante todas essas etapas, houve o olhar atento da professora para que pudessem fazer as modificações necessárias corretamente.
Com esta atividade, percebeu-se que muitos alunos se superaram ao apresentar-se, expondo-se em público com mais tranquilidade e postura. Utilizaram diversos recursos em sua contação: efeito sonoro, utilização de slides, roupas e objetos diferenciados. Alguns ainda necessitaram ter sua produção em mãos, mas mesmo assim puderam surpreender os ouvintes. 

 
Profa. Vania Abrantes, 5ºC

RELACIONADAS

A contação de história faz parte de diversas aprendizagens ao longo da escolarização e no 5º ano nosso foco são os mitos gregos com o objeti...

E como fazer a paçoca da Dona Benta?...

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok