Grade 8 - A descoberta da energia

30/06/2014

 A descoberta da energia

 

Definir energia a fim de compreendê-la não é uma tarefa fácil, todavia é muito instigante. Que o digam os alunos do grade 8! Como ela é gerada? De que é feita? O que é energia limpa? Essas perguntas e alguns outros conceitos surgiram e foram explorados nas aulas de Ciências.
Ao longo do segundo bimestre, os jovens bilíngues foram conhecendo as diversas formas de gerar energia a partir de capitais naturais renováveis e não renováveis, discutindo problemáticas do cotidiano mundial e trazendo ideias como possíveis soluções.
Como essas sugestões não podem ficar apenas no plano da imaginação e no papel, o professor Marcelo Menuzzi convidou os alunos a criarem propostas para geração de energia, partindo dos conceitos construídos em conjunto em sala de aula.
A partir dos conteúdos previamente discutidos, cada grupo debruçou-se sobre o tema e pesquisou com afinco experiências científicas que apresentavam alternativas para a geração de energia. Por fim, elaborou um pequeno projeto que foi posto em prática no laboratório.
A investigação do processo de geração de energia traz à luz a discussão mundial acerca do futuro do Planeta. Será que estamos realmente fazendo tudo que está às nossas mãos para reduzir e reciclar capitais naturais na geração de energia ou será que é hora de repensar algumas práticas cotidianas que fazem a diferença em escala global?
De posse de materiais recicláveis, investigaram em microescala aquelas que poderiam ser soluções para o problema da utilização de capitais naturais não-renováveis, identificando as dificuldades e a elas oferecendo alternativas.
Como parte do processo, desenvolveram um relatório descrevendo o que não funcionou prontamente e apontando medidas para solucionar o problema. Os alunos também avaliaram os experimentos de seus colegas e sugeriram mudanças que os auxiliariam a ter melhores resultados, como parte de um processo criativo-investigativo que valoriza as contribuições individuais em prol de uma ciência transparente.

 


Veja mais fotos, clicando aqui.


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok