Cookies do Grade 5

03/05/2016

Como são formadas as rochas que compõem a superfície do nosso Planeta?
 

Este foi o questionamento inicial que permeou as aulas do Grade 5 durante o bimestre.
 
Para respondê-lo, investigaram, no laboratório, os diversos processos que transformam a crosta terrestre e aprenderam, na prática, como as camadas internas da Terra se relacionam.
 
Investigaram diversos tipos de rochas e seus minerais constituintes, criando hipóteses para a formação destas de acordo com as evidências encontradas.
 
Mas não foi o bastante. Era preciso ver o processo de formação das rochas acontecer frente aos olhos atentos e mentes inquietas de curiosidade.
 
Para tal, foram à cozinha experimental para criar rochas.
 
A partir de ingredientes encontrados em qualquer supermercado, fantasiaram e fizeram uma receita de Cookies integrais que misturavam uma dose de criatividade à realidade concreta da formação das rochas.
 
Cada ingrediente simulava um mineral ou um processo de formação de rochas, assim como colocar as mãos na massa os remetiam aos milhões de anos necessários para consolidar novas rochas.
 
A pressão da colher ao mexer a massa simulou a ação da natureza, unindo minerais em uma massa líquida representando a imagem do magma. A temperatura do forno agiu como no interior da Terra, unindo os "minerais" da massa e dando a ela a forma de uma saborosa rocha.
 
A experiência gastronômica servida à mesa conectou os conhecimentos teóricos com a realidade impossível de ser observada na natureza de maneira lúdica e deliciosamente concreta!
 

 
Marcelo Menuzzi, professor de Ciências Naturais

X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok